Blog

Explicando o Tantra - História do Tantra e a diferença entre Terapia Tântrica vs Massagem Tântrica
Olá, pessoa querida! Desejamos uma ótima leitura e que esse conteúdo possa ser contribuição e aprendizado para você. Escrevemos com muito carinho, com base em nossa formação, experiência de atendimento e muito estudo. Talvez essa parte inicial possa ser entediante caso você não goste tanto de História de uma maneira geral, mas prometemos que ficará mais interessante!
Fique conosco até o final e, depois, comente o que achou. Gratidão.
História do Tantra
O Tantra é uma filosofia antiga que tem suas raízes na Índia, há cerca de 8.000 anos, inclusive num período pré Yoga. O Tantra clássico é um caminho meditativo e de conexão espiritual com ensinamentos ritualísticos, desrepressores, naturalistas, sensoriais, matriarcais e pouco se encontra sobre sexualidade em suas escrituras.
A Filosofia Tântrica busca proporcionar aos seus adeptos uma vida plena, em estado de presença, trabalhando a união entre a mente, o corpo e o espírito. Com isso, pode levar seus praticantes a alcançar o estado transcendental da união dos princípios de energia feminina e masculina. É importante destacar que estas energias não possuem relação com gênero biológico, mas indicam que elas estão dentro de todos os seres.
Por volta dos anos 1960, o Tantra se popularizou no Ocidente, principalmente por influência do mestre indiano Osho, em que percebeu-se que a repressão sexual dos indivíduos ocidentais era enorme e que o ritmo de vida e a mente das pessoas era muito agitada e de pouco contato com o corpo, sexualidade e espiritualidade. Assim, para que estas pessoas pudessem entender e experienciar o Tantra, o movimento fundiu-se a outras linhas terapêuticas: como a bioenergética e técnicas respiratórias de Renascimento, se distanciando de seus ensinamentos clássicos e readaptando-se às exigências do mundo moderno, recebendo o nome de NeoTantra.
No contexto moderno, o NeoTantra ganhou popularidade como uma ferramenta para explorar a sexualidade de forma mais profunda e consciente, porém, com suas diversas releituras e modificações, enfrenta preconceitos e tem sido deturpado e reduzido a uma mera prática sexual, afastando-se dos princípios primordiais. (Leia também: "O tal do Sexo Tântrico")
Concluímos que, por isso, há muita confusão em torno do que realmente é o Tantra e como ele difere entre a Terapia Tântrica e a Massagem Tântrica.
O que é NeoTantra?
O NeoTantra é uma abordagem holística para a vida que integra todos os aspectos do ser humano - corpo, mente e espírito. Na sua essência, o Tantra reconhece a energia vital (conhecida como prana ou chi) que flui através de todos os seres vivos e procura canalizá-la de maneira consciente para promover cura, transformação e conexão profunda.
As práticas neotântricas, quando realizadas de forma correta e alinhadas aos princípios iniciais, amplia a capacidade energética de seus praticantes, proporcionando um novo e expandido estado de consciência em que a pessoa pode experienciar um sentimento de unidade com o Todo, intensa conexão de amor consigo e com o mundo ao seu redor, um caminho da aceitação incondicional de si mesmo e dos outros e da vida plena! Isso significa aceitar todas as partes de si mesmo - as partes "boas" e as "ruins" - sem julgamento.

Através de práticas como meditação, respiração consciente, mantras e rituais, o Tantra nos convida a transcender nossas limitações auto impostas e a acessar estados mais elevados de consciência.
Terapia Tântrica: Conectando-se com a Cura Interior

A Terapia Tântrica é uma forma de aconselhamento e educação que incorpora princípios e técnicas do NeoTantra para promover cura e transformação emocional, mental e espiritual. Ao contrário da terapia convencional, que muitas vezes se concentra apenas nos aspectos mentais e emocionais do ser humano, a Terapia Tântrica reconhece a importância do ser humano como um todo e isso inclui o corpo e a energia sexual na nossa saúde e bem-estar geral. Entenda, não estamos dizendo que uma linha de terapia é melhor do que a outra, inclusive acreditamos que podem ser complementares.
Ou seja, a Terapia Tântrica não tem foco no genital, na verdade ela só não reprime nenhuma parte do ser humano e como esta parte da sexualidade é geralmente um grande tabu na sociedade em que vivemos, a maioria das questões do ser humano moderno está conectada com uma sexualidade reprimida ou com traumas passados. A energia sexual está diretamente conectada com nossos chakras base e sexual, que são responsáveis por nossa estruturação e criação, para além da reprodução, e sim "ir para a vida", viver com plenitude e criatividade.
Durante uma sessão ou desenvolvimento de Terapia Tântrica, uma pessoa profissional Terapeuta qualificada trabalha em estreita colaboração com a pessoa interagente para explorar questões relacionadas à autoconhecimento, quadros de ansiedade generalizada, questões na sexualidade, relacionamentos em geral, baixa autoestima e traumas passados. A sessão pode envolver uma combinação de conversas profundas, exercícios de respiração, visualizações e meditações guiadas e técnicas de toque consciente, como a massagem tântrica que falaremos mais à frente.
O objetivo principal da Terapia Tântrica é ajudar as pessoas a liberarem bloqueios emocionais e energéticos que estão impedindo-as de viver uma vida plena e satisfatória. Sem foco no genital, mas podendo incluí-lo de uma forma naturalizada como parte do todo na complexidade do ser humano - sim, temos genitais e antes da sessão acontecer, são feitos acordos que estabelecem os limites tanto da pessoa terapeuta quanto da pessoa que irá passar pela sessão. Em nosso caso, temos limites e acordos:
- O toque é unilateral, ou seja, somente a pessoa profissional Terapeuta toca na pessoa cliente;
- A pessoa profissional Terapeuta fica vestida o tempo todo;
- Se houver toque íntimo na sessão, é feito o uso de luvas descartáveis;
- Nunca um acordo prévio pode ser quebrado para um grau além do que foi combinado, somente para menos. Explicamos ⬇️
A Terapia Tântrica pode levar a uma maior intimidade consigo e com os outros, bem como a uma maior capacidade de experimentar prazer, conexão e autonomia em todas as áreas da vida.
Procure sempre por profissionais confiáveis, experientes, com formação qualificada e registro em Escolas de Formação de Tantra Terapeutas.
Massagem Tântrica dentro da Terapia Tântrica: Despertando a Energia Sexual
A Massagem Tântrica é uma prática que utiliza toques suaves e conscientes pelo corpo todo com finalidade de despertar e canalizar a energia sexual de forma positiva. Ao contrário das massagens tradicionais, que muitas vezes se concentram apenas no alívio do estresse e da tensão física, a massagem tântrica tem como objetivo promover a expansão da consciência e o despertar espiritual.
Esta técnica é uma das quais podem ser utilizadas na Terapia Tântrica, por este motivo que a Terapia Tântrica não pode ser reduzida à uma massagem somente.
Durante uma sessão de massagem terapêutica tântrica, a pessoa é convidada a retirar toda a roupa, se assim sentir confortável e segura, e a relaxar profundamente, permitindo que a energia sexual flua livremente pelo corpo, trazendo esta energia para o campo sutil. A pessoa profissional Terapeuta utiliza uma variedade de técnicas de toque, incluindo deslizamentos suaves conhecidos como massagem sensitive, pressão leve e movimentos circulares, para estimular os pontos de energia ao longo do corpo, conhecidos como chakras.
Você deve estar pensando: "Está bem, mas onde está a parte que toca nos genitais?". Durante a sessão, pode haver manobras de toques na parte externa dos genitais com diferentes pressões, intensidade, velocidade, pode haver toque interno vaginal e toque anal, tudo depende do que foi acordado previamente à sessão terapêutica tântrica. Os toques nos genitais e no ânus acontecem com uso de luvas e óleo, o toque interno vaginal (Zona G) e o toque interno anal (Zona P, em pessoas com próstata) são realizados com luvas e com um único dedo da pessoa terapeuta, não são utilizados outros intrumentos para introdução. Também podem ser utilizados vibradores para uso externo na vulva e no períneo. (Leia também: "Massagem tântrica com manobras genitais")
À medida que a energia sexual é despertada e circula livremente pelo corpo, a pessoa receptora pode experimentar uma ampla gama de sensações, desde relaxamento profundo e euforia, até estados alterados de consciência com conexão espiritual.
A massagem terapêutica tântrica não é sobre você ter orgasmos, ereção ou ejaculação, mas tudo isso é bem-vindo e pode fazer parte do seu processo. Nosso convite é para que você saia da caixa de que prazer está apenas nos genitais, para que possa ter uma experiência profundamente transformadora com poder de ajudar a liberar bloqueios emocionais e energéticos que estão impedindo o prazer e a satisfação na sua vida.
Conclusão
Independentemente de qual abordagem você escolher explorar, o Tantra oferece um caminho poderoso para a autoconsciência, cura e crescimento pessoal. Ao abraçar os princípios do Tantra e integrá-los em sua vida diária, você pode descobrir um novo nível de intimidade consigo mesmo, com os outros e com o mundo ao seu redor.
Desejamos que você saia daqui com mais conhecimento sobre o tema e ficamos felizes por ler até o final. Se puder, comente sua opinião abaixo. Gratidão!
Em afeto divino,
